Polêmico e necessário exame de fezes
Todo mundo já fez ou em algum momento terá que fazer o famigerado exame de fezes, que apesar do constrangimento que ele possa te causar, saiba que é um teste importantíssimo para nossa saúde.
Este exame é capaz de detectar várias irregularidades e sua realização é bem mais simples do que parece e os benefícios de fazê-lo periodicamente são muito importantes para manter sua saúde sob controle.
Também vamos desmistificar um pouco esse processo para que você perca o preconceito e o desconforto e faça a coleta adequada para um exame mais eficiente.
Boa leitura.
Para que serve o exame de fezes?
O exame serve principalmente para diagnosticar alguns tipos de infecções intestinais, verminoses, doenças variadas no estômago e no reto, sendo uma das formas mais eficientes e rápidas de descobrir um problema.
Temos também o exame parasitológico de fezes que é específico para detectar as dores no estômago confirmando se forem oriundas de um parasita, como lombrigas por exemplo.
Outra característica que é detectada neste exame é se há presença de sangue oculto em meios as fezes, o que é uma maneira de detectar possíveis tumores entre outros males intestinais.
Como deve ser feito o exame de fezes?
Para muitos pode parecer simples, mas para outros isto é um terror, por isso tem formas simples de fazer a coleta das fezes que podem tornar o processo um pouco menos constrangedor.
A forma recomendável é que você evacue em um penico ou no chão sobre uma folha de papel em branco.
Para efetividade do exame não é necessário uma grande quantidade, basta coletar um pouco das fezes com a pazinha que vem junto com o recipiente e colocar dentro do frasco, identificá-lo com seu nome e guardar na geladeira por até 24 horas antes de levar ao laboratório.
Precisa encher o pote de fezes?
Não, não é preciso, em geral um pouco de material já é o suficiente para realização precisa de vários exames, e o que se recomenda em geral é colocar mais ou menos até a metade do recipiente.
Os tempos também podem variar de acordo com o exame, e alguns são os seguintes:
- Em até 2h: COPROCULTURA e PESQUISA DE LEUCÓCITOS FECAIS.
- Em até 12h: EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES e PESQUISA DE SANGUE OCULTO (manter em geladeira até o envio).
Em geral o tempo máximo de armazenagem é de 24 horas.
Faça seus exames no Laboratório São Vicente
Sabemos que mesmo com todas essas explicações ainda assim não é o exame mais confortável de ser feito, por isso aqui no Laboratório São Vicente temos o serviço de coleta em domicílio.
Mandamos o recipiente para você, e assim você faz a coleta no seu banheiro, com toda privacidade e depois buscamos a amostra e trazemos ao laboratório para realização do exame.
E novamente vale reforçar que é um exame muito importante e é recomendável que seja feito periodicamente, em média recomenda-se a execução de 2 em 2 anos para adultos saudáveis e ativos e anualmente para idosos.
Conheça a praticidade do Laboratório São Vicente para realizar seus exames com precisão.
Saiba mais também sobre as principais perguntas no que se refere a exames laboratoriais