Os exames de urina, também conhecidos como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é um dos exames mais solicitados pelos médicos para identificar alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia, já que encontra-se mais concentrada.
Geralmente, a coleta da amostra para o exame pode ser feita em casa e não necessita de jejum, porém deve ser levada ao laboratório em até 2 horas para que seja analisada.
Esse exame é muito solicitado pois informa vários aspectos da saúde do paciente, além de ser bastante simples e totalmente indolor.
Também há outros exames que avaliam a urina, como o exame de urina de 24 horas e o exame de urocultura, em que o xixi é analisado com o objetivo de identificar a presença de bactérias ou fungos, sendo por isso, exames mais demorados.
Para que serve o exame EAS
Este tipo de exame serve para que o médico especialista possa avaliar o sistema urinário e renal, podendo identificar infecções no trato urinário e problemas no rins como insuficiência, pedras e cálculos, por exemplo.
O exame EAS serve para analisar alguns aspectos físicos, químicos e a presença de elementos anormais na urina, como:
- Aspectos físicos: cor, densidade e aspecto;
- Aspectos químicos: pH, nitritos, glicose, proteínas, cetonas, bilirrubinas e urobilinogênio;
- Elementos anormais: sangue, bactérias, fungos, protozoários, espermatozoides, filamentos de muco, cilindros e cristais.
Podem ser coletadas amostras tanto em laboratório ou em casa, desde que seja a primeira urina da manhã pois é mais concentrada, sempre desprezando o primeiro jato.
É importante também que a região íntima esteja higienizada para evitar contaminação por outros elementos e a urina deve ser levada ao laboratório em até duas horas após a coleta, caso feita em casa.
Exame de urina de 24 horas
Esse exame ajuda a identificar pequenas alterações na urina ao longo do dia e é feito acumulando-se em um recipiente grande toda a urina eliminada durante o dia.
Essa amostra então é levada para o laboratório e são feitas análises para verificar a sua composição e quantidade, ajudando a identificar alterações como problemas de filtração nos rins, perda de proteínas e até pré-eclâmpsia na gravidez.
Caso o exame de urina apresentar sinais de nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, então deve ser solicitada uma urocultura para confirmar a presença ou não de infecção.
Ácido ascórbico na urina
A quantidade de ácido ascórbico na urina é dosada para poder verificar se teve interferência no resultado de hemoglobina, gricole, nitritos, bilirrubinas e cetonas, por exemplo.
Caso haja aumento na quantidade de ácido ascórbico na urina, o motivo pode ser o uso de remédios ou suplementos de vitamina C ou o consumo excessivo de alimentos ricos em vitamina C.
Como se preparar para o exame de urina
É um dos exames mais simples, pois não é preciso nenhum cuidado especial antes, além da higiene local como falamos, mas em alguns casos, pode ser solicitado pelo médico a suspensão do uso de algum suplemento, laxante ou antibiótico dias antes do exame para não ter interferência no resultado.
É importante também realizar corretamente a coleta da urina, já que a coleta do primeiro jato ou a falta de higienização correta pode levar a resultados que não refletem a condição do paciente.
Para as mulheres, não é aconselhado a realização do exame de urina durante o período menstrual, pois os resultados podem ser alterados.
Exames de Urina no Laboratório São Vicente
Aqui nos nossos laboratórios você pode solicitar o exame de urina e fazer a coleta em casa com toda comodidade.
Além disso, nossa equipe irá analisar com máxima assertividade para entregar um resultado correto para seu médico avaliar.
Conheça esses e outros exames disponíveis no nosso laboratório, todos com resultado online para facilitar sua vida.